top of page

 HISTÓRIAS DE UM SONHO

“Se você quer alcançar um objetivo, construa a alegria das pessoas e faça tudo

com amor” - Rogério Rizzardi

 

 

SHOW RURAL

O engenheiro Agrônomo Rogério Rizzardi, tinha o sonho de criar um evento para reunir os agricultores

com as novas  tecnologias. O sonho se tornou real, com muito trabalho em equipe e hoje o Show Rural é

referência mundial no agronegócio.

Há 26 anos, o primeiro show rural aconteceu. Começou como um dia de campo e contou com 110 pessoas

no ano de 1988, o avanço foi grandioso pois em 2014 os visitantes passaram para 200 mil pessoas por

evento com uma semana de duração. Rogério não mede elogios ao trabalho: “Quando realizamos o primeiro

Show Rural em 1988 foi a mesma alegria que temos hoje, pois eu me senti tão importante, com aqueles 110 produtores, eu falando durante metade de um dia, explicando, achei tudo fantástico.”

 Rogério define que o principal objetivo para o surgimento do Show Rural foi criar uma oportunidade de otimizar o tempo que as novas tecnologias levavam para serem utilizadas pelos agricultores. O evento foi criado para estimular o produtor a perceber, utilizar e comprar as novas tecnologias no mundo do agronegócio.

 

OBJETIVOS

Rogério afirma que o produtor que frequenta o evento é tocado por 3 posições importantes e ai está o papel dele em perceber e realizar isso: “Primeiro para você executar alguma coisa, você tem que ter poder, sem recursos, a execução fica difícil e no show rural nós mostramos para o produtor a viabilidade das tecnologias. O segundo é você ter conhecimento, sem conhecimento você não cresce. E  o terceiro e mais importante que nós tentamos adotar, de uma forma didática, é fazer com que o produtor possa querer, fazer o produtor comprar essa ideia.”

 

O PREÇO A PAGAR

Todo sonho e objetivo exigem muita dedicação,  não foi diferente com Rogério. Ele conta que tinha que fazer com que as pessoas também tivessem amor pela causa que ele lutava.

Como coordenador do Show Rural a postura que ele teve de tomar no início era de liderança, e ele sofria com a imagem que as pessoas faziam dele: “Sofri no início da minha carreira. Eu tenho a fama de ser o mais ruim de todos, talvez hoje esta imagem esteja mudando um pouco. Eu via uma imagem ruim ao meu respeito, obrigado por aquilo que eu queria atingir

como objetivo, mas muito ruim para mim. Pois lá dentro eles tinham que me respeitar, e me engolir, pelo poder que

eu tinha dentro do show rural. ”

Rogério cita o poder, por 2 lados: “O poder faz isso com as pessoas, tem o lado de você conseguir alcançar seus

objetivos, mas do outro lado, muitos criam uma imagem negativa de você. Mas eu tinha que usar esse poder, para

construir esse evento com qualidade.”

Ele ressalta que o papel da família foi fundamental nesse momento, fazendo ele se colocar no lugar do outro: “Eu

não queria ter aquelas atitudes, minhas filhas e minha esposa faziam com que eu me colocasse no lugar do outro,

porém com a cultura que nós, brasileiros, tínhamos era mais que necessário eu fazer isso. Não tinha outro jeito, eu

tinha um custo a pagar, se um dia as pessoas compreenderem as minhas atitudes eu vou ficar feliz, agora se

acontecer o contrário, eu vou ficar triste, porque eu não queria isso, não fazia parte de mim, mas eu tive de ter

essas atitudes para que o show rural se tornasse o que é hoje.”

 

A IMAGEM ATUAL

Com o passar dos anos e cada vez mais o sucesso do Show Rural, os preocupações inicias foram ficando para trás, passando para uma fase de ainda mais trabalhos e muitas realizações.

Rogério afirma que a sua imagem também melhorou:” Hoje é uma felicidade, eu não preciso mais chamar tanta  atenção, pois eles já estão com essa consciência. E agora eu já vejo muitas pessoas me dizerem que eu estava certo, que se não fossem aquelas atitudes, o Show Rural não tinha chego onde chegou.”

 

Histórias do Show Rural

Rogério diz que o evento foi feito para a família e o público feminino vem aumentando a cada ano. O Show Rural também sempre foi referência em limpeza e organização.

Ele nos conta que nos primeiros anos uma empresa foi contratada para que toda vez que alguém jogasse lixo no chão o funcionário da empresa que não estava uniformizado, recolhia esse mesmo lixo com um sorriso no rosto e com muita educação. Assim criando hábitos positivos entre os visitantes, pois para ele ambiente limpo não é aquele que se limpa, mas aquele que se cria condições para as pessoas limparem.

Rogério conta duas histórias que o fez ter mais certeza de que todo esforço valeu a pena: “No show rural de 2013 eu estava indo no restaurante, parei na esquina e tinha um grupo de mulheres, elas eram de Quedas de Iguaçu e eu ouvi elas comentando que as flores e a limpeza serviam de inspiração para a casa delas, com isso eu já ganhei tudo, pois elas vão construir alegria, um ambiente mais saudável, eu fiquei muito feliz em ouvir isso, pois alguém esta levando alguma coisa boa do nosso trabalho.”

“Assim com uma senhora de mais de 70 anos, que estava no evento e queria me encontrar, assim me apresentaram a ela. Primeiro a senhora me abraçou  e disse que nunca viu tanto respeito com a pessoa idosa, ela contou que sentou em baixo das árvores, bebeu água gelada e escutou uma musica boa. Eu vi as pessoas se sentirem felizes por aquilo que construí, pois nós não somos os donos da verdade, nós estamos tentando criar uma situação em que as pessoas se sintam realmente felizes e satisfeitas.”

Rogério conta que quando está com algum problema, tudo se torna mais fácil quando ele caminha pelo evento, depois de 10 minutos de caminhada, vendo as pessoas satisfeitas, os problemas diminuem.

 

PLANOS FUTUROS

Ele afirma que o Show Rural 2015 já está encaminhado, a preparação agora são para os eventos de 2016 e 2017.

A satisfação é nítida nos olhos de Rogério, em ver o seu sonho ter se tornado uma referência nacional e até mundial. Mas para ele o evento ainda pode melhorar, pois não existe um concorrente forte aqui na região e o exemplo que o Show Rural segue são as feiras de agronegócio  da China e Rogério tem isso como espelho.

Ele se inspirou nas flores da cidade de Xangai(Shanghai) na China. Hoje são utilizadas 400 mil mudas de flores e o resultado foi o melhor esperado.

Ele finaliza mostrando o seu amor pelo trabalho e tudo que ele conquistou. “Do meu sonho e de muito trabalho em equipe, surgiu o Show Rural, que alavancou muito em produtividade, sustentabilidade no campo, criou a oportunidade do nosso produtor ser um empresário atualizado. Mas para mim o mais importante é a satisfação e a convicção plena que eu sinto, pois quando você faz uma coisa com amor, olha tenha a certeza que dá certo, mas da certo mesmo, o difícil é como você faz para que as pessoas comprem esse amor pela causa.”

 

Anchor 1
50.png

50.png

Fotos retiradas do site do show rural Coopavel

237.png

237.png

227.png

227.png

148.png

148.png

140.png

140.png

138.png

138.png

118.png

118.png

71.png

71.png

fotos retiradas dos site

http://www.showrural.com.br/fotos

Rogerio Rizzardi em entrevista à Cultivo

Contato

Telefone (45) 9948-3745

Email cultivorevista@gmail.com

SIGA
Expediente

Seg - Sex 8:00 às 20:00

© 2015 por Cultivo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page